Aluno de Doutoramento do DEI da Universidade do Minho é finalista na NeuroDesign EXPO & Competition – IEEE RO-MAN 2025

24 de Novembro de 2025

O nosso estudante de doutoramento João Gaspar Oliveira Cunha, do Programa Doutoral em Engenharia Eletrónica e de Computadores, é finalista na prestigiada NeuroDesign EXPO & Competition – IEEE RO-MAN 2025, que decorre em Eindhoven.

João integra a Team 9, com o projeto “The Neuroevolution of Collaborative Decision-Making in Robotic Assistants”, desenvolvido sob orientação dos professores Estela Bicho, Raymond Cujpers e Wolfram Erlhagen.

Sobre o projeto

Como podem os robôs aprender a colaborar naturalmente com humanos? Este trabalho explora como os princípios da Neuroevolução e da Dynamic Field Theory podem originar controlo adaptativo e interpretável em assistentes robóticos. Através da evolução das arquiteturas neurais que governam perceção, memória e tomada de decisão, o sistema permite que os robôs aprendam quando ajudar e quando agir autonomamente em tarefas partilhadas.

Num cenário de embalagem humano–robô, os controladores evoluídos demonstram colaboração emergente, complementaridade e auto-organização, sem necessidade de ajustes manuais. Esta abordagem aponta para uma nova geração de parceiros robóticos neuroadaptativos, capazes de uma colaboração fluida e semelhante à humana, inspirada nos princípios do cérebro.

Mais detalhes: 2025