Aluno de Doutoramento do DEI João Gaspar Oliveira Cunha conquista o “Best Innovation in HRI NeuroDesign Award” com investigação inovadora em colaboração robô-humano

09 de Dezembro de 2025

O Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da Universidade do Minho tem o orgulho de anunciar que o seu estudante de doutoramento João Gaspar Oliveira Cunha foi premiado com o 1.º lugar — “Best Innovation in HRI NeuroDesign Award 2025” no âmbito da conferência internacional IEEE RO‑MAN 2025.

O projeto premiado, intitulado “The Neuroevolution of Collaborative Decision-Making in Robotic Assistants”, foi desenvolvido pela equipa 9 sob orientação dos investigadores Estela Bicho, Raymond Cuijpers e Wolfram Erlhagen. A proposta explora técnicas de neuroevolução para dotar robôs de capacidades de decisão colaborativa e adaptativa — abrindo caminho a assistentes robóticos capazes de interagir de forma mais natural e eficiente com humanos. Esse domínio, conhecido como Human–Robot Interaction (HRI) NeuroDesign, combina robótica, inteligência artificial, neurociência e design interativo. Ubicomp-ISWC 2025+1

Este reconhecimento internacional destaca não só a excelência do trabalho de doutoramento que se realiza no DEI, mas reforça a visibilidade da UMinho no panorama global da investigação em robótica e interação homem-máquina. O prémio traduz-se como um estímulo — para o estudante premiado, para os seus orientadores e para toda a comunidade académica — no sentido de continuar a promover a inovação científica e tecnológica.

O DEI felicita calorosamente o João e toda a equipa, e espera ver este projeto evoluir — com publicações, prototipagem e possíveis aplicações reais em assistentes robóticos colaborativos.