Universidade do Minho realiza exposição de projetos Engenharia Eletrónica

29 de Janeiro de 2024

A Universidade do Minho vai realizar, no dia 30 de janeiro, uma exposição e demonstração ao vivo dos 15 projetos desenvolvidos pelos alunos do 3º ano da licenciatura em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, no âmbito da UC Projeto Integrador.

Esta licenciatura tem a duração de três anos e apresenta, para além da formação base de Engenharia, componentes muito fortes nas áreas da Eletrónica e da Informática. Tem como principal característica diferenciadora uma elevada componente prática, desde o 1º ano, com trabalhos laboratoriais, que envolvem os conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares de cada semestre.

Ao longo do curso são realizados diversos projetos individuais e em grupo, envolvendo conhecimentos multidisciplinares, que desenvolvem a criatividade e competências dos alunos na procura de soluções inovadoras para problemas de Engenharia.

Estes projetos, que serão expostos em Azurém, na nave do edifício 1, entre as 10h e as 12h e entre as 14h e as 16h, foram desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre, em grupos de 3 a 5 alunos, pondo à prova a sua criatividade, capacidade inovadora e competências nas áreas de aprendizagem do semestre, culminado com a apresentação de um protótipo com foco nas seguintes características:

• Funcionalidades que o tornem útil e competitivo;
  • Possibilidade de ser produzido a custos acessíveis e competitivos;
  • Utilização segura;
  • Elevada fiabilidade;
  • Estudo de certificação, se for orientado a áreas que requerem certificação;
  • Documentação adequada para o processo de produção, manutenção e posterior desenvolvimento.

Cada grupo de alunos irá expor o trabalho realizado, com demostrações públicas e funcionais do protótipo. Estará também exposto um poster, vídeos do funcionamento do projeto, e todo o material de apoio. Durante o dia, o público e os docentes da unidade curricular irão visitar a exposição, fazendo as questões necessárias para a avaliação dos projetos.

Estes são alguns dos projetos expostos:

• Pedal de distorção para guitarra e amplificador
  • Analisador de baterias
  • Walkie-talkie
  • Braço robótico
  • Mão robótica servo motora por impressão 3D
  • Carro seguidor de linha
  • Wired Hand Controlled Robot
  • Acelerador de (macro)partículas
  • Domótica
  • Smart Windshield Automatic System
  • Carregamento por indução
  • Guarda-chuva com sensor de humidade
  • Estufa com refrigeração e sensores
  • Controlo de temperatura
  • Carro telecomandado

Esta exposição é uma oportunidade para os alunos mostrarem o seu trabalho e as suas competências, aos docentes, outros alunos e público em geral.