Adaptação de brinquedos de Natal 2015 pela equipa Robótica do DEI

10 de Dezembro de 2015

robotica-natal

O Laboratório de Automação e Robótica, do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho e a SALUSLIVE, levam a cabo a iniciativa anual de adaptação e distribuição de brinquedos electrónicos para crianças com necessidades especiais

À semelhança dos anos anteriores o Laboratório de Automação e Robótica do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho está a adaptar brinquedos para poderem ser distribuídos este natal por crianças com necessidades especiais.

A facto infeliz de nenhuma empresa nos ter facultado brinquedos para esta causa, não nos demoveu da iniciativa, e decidimos angariar brinquedos usados. Assim, associamo-nos à angariação de brinquedos levada a cabo pelos serviços de Acção Social da Universiadde do Minho, os quais nos facultam brinquedos electrónicos. Mas qualquer pesso pode ainda oferecer brinquedos electrónicos os quais podem entregar no infantário Lar de Santa Estefânia em Guimarães, no pavilhão desportivo da Universidade do Minho em Azurém e no pavilhão desportivo da Universidade do Minho em Gualtar.

A SALUSLIVE e o Laboratório de Automação e Robótica levam a cabo a iniciativa de recolha e adaptação de brinquedos para entrega a crianças com necessidades especiais. Os brinquedos electrónicos angariados serão adaptados entre os dias 10 e 15 de Dezembro, no Laboratório de Automação e Robótica, em Guimarães.

Movidos pelo espírito natalício, alunos e docentes do Laboratório de Automação e Robótica, procedem à adaptação de brinquedos, no sentido de adaptar o accionamento de cada brinquedo de forma facilitada. Esta operação de adaptação que é simples na maioria dos brinquedos, cresce de dificuldade no caso de brinquedos mais elaborados. É contudo, a única forma de se criar um método universal para que crianças com e sem deficiências possam utilizar o mesmo brinquedo.

A alegria que tem sido manifestada nas edições anteriores pelos alunos que se voluntariam é contagiante, e o espírito Natalício que se gera é reconfortante. O Laboratório é preparado, os diversos robôs afastados para os cantos, mesas colocadas em posição e aí começa toda a acção. Cada adaptação é feita com carinho, e a animosidade que se atinge, de entre ferros de soldar a alicates, tesouras a chaves de fenda, que vão passando de mão em mão consoante as necessidades, faz lembrar a verdadeira imagem que se retém do trabalho dos duendes na loja do Pai Natal.

Mais detalhes desta notícia – brinquedos de Natal 2015