Adaptação de Brinquedos para crianças com paralisia cerebral

15 de Novembro de 2022

O Laboratório de Automação e Robótica, da Universidade do Minho, em Guimarães, vai levar a cabo mais uma vez a iniciativa de Adaptação de Brinquedos para crianças com paralisia cerebral, de 5 a 9 de Dezembro de 2022.

As crianças com necessidades especiais têm dificuldades em acionar os brinquedos tradicionais. Os poucos brinquedos adaptados que existem são extremamente caros. Assim, desde 2006 que o Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho em Guimarães, adapta brinquedos electrónicos (durante a época natalícia), para que estes possam ser acionados por crianças com paralisia cerebral.

Esta iniciativa tem os parceiros seguintes:

Laboratório de Automação e Robótica – que realiza a adaptação dos brinquedos durante uma semana.

Câmara Municipal de Guimarães – que oferece brinquedos

SalusLive – Centro Terapêutico – que oferece brinquedos e faz a gestão da atribuição dos brinquedos

botnroll.com – que oferece os componentes electrónicos para as adaptações

Sociedade Martins Sarmento – na promoção e espaços para entrega dos brinquedos

Universidade do Minho – Apoio

Entre os dias 1 e 25 de Novembro, podem candidatar-se para receber um brinquedo adaptado, através deste LINK: Candidate-se a um brinquedo

Entre os dias 5 e 9 de de Dezembro, os brinquedos serão adaptados, e a “fábrica” de brinquedos pode ser visitada.
No dia 17 de Dezembro decorrerá a entrega dos brinquedos na Sociedade Martins Sarmento.

Apesar de a adaptação ser diferente em cada brinquedo, o grau de complexidade poderá ser maior ou menor e o tempo que demora pode também variar de poucos minutos a algumas horas. Mas estes factos não demovem os alunos e docentes do Laboratório, que dedicam algum do seu tempo a esta iniciativa. O espírito de voluntariado de cada um é enorme, a entrega e dedicação por esta causa é total, e toda a ação é acompanhada de um espírito natalício de muita brincadeira e alegria. E quando isso acontece, é possível transformar os sonhos em alegrias.

Desejamos contribuir para um Natal um pouco melhor, para quem mais precisa.

Para mais informações sobre esta iniciativa, contactar

Prof. Fernando Ribeiro: 919315631