Laboratório de Robótica da Universidade do Minho venceu a liga RoboCup@Home

07 de Maio de 2024

Nos dias 2 a 5 de Maio decorreu mais um RoboCup Portuguese Open 2024 em Paredes de Coura. Uma das ligas em competição foi a liga RoboCup@Home onde robôs têm de realizar tarefas domésticas tais como, rececionista, transportar sacos, servir o pequeno-almoço, servir uma mesa e garantir algumas regras dentro da casa.

A equipa LAR@Home do Laboratório de Automação e Robótica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Guimarães) alcançou uma conquista histórica ao garantir o 1º lugar nesta Prova. Foi com o robô CHARMIE (A Collaborative Healthcare and Home Service and Assistant Robot for Elderly Care), que reconhece comandos vocais e responde através de uma cara simpática, tem locomoção com quatro rodas omnidirecionais, tem um braço para pegar em objectos e sabe sempre onde está dentro da casa. Este robô está a ser preparado para participar no campeonato do mundo, RoboCup 2024, que decorre este ano em Eindhoven (Holanda) nos próximos dias 17 a 21 de Julho.

Fica um agadecimento público muito especial a todos os membros da equipa LAR@Home, a todos os membros do LAR (Laboratório de Automação e Robótica) e aos patrocinadores da equipa nomeadamente as empresas JEFDigitalSign, botnroll.com, Costa GuerreiroEurotux pelo apoio incrível que têm dado ao longo desta jornada.
Sem o apoio e generosidade de todos, esta vitória não teria sido possível. Obrigado por estarem sempre ao nosso lado e por fazerem parte deste incrível percurso!