Participação da Universidade do Minho no Robótica’2016

11 de Maio de 2016

Nos passados dias 4 a 8 de Maio realizou-se o Robótica’2016 – Festival Nacional de Robótica na cidade de Bragança, organizado pelo IPB (Instituto Politécnico de Bragança). Houve várias provas robóticas em competição, desde as ligas universitárias às ligas júnior.

A Universidade do Minho participou com várias equipas nas ligas de Factory, SoccerJunior e Futebol Robótico, tem conseguido alcançar um 1º lugar no SoccerJunior e um 3º lugar no Factory.

As equipas mostraram-se bastante competitivas, com soluções muito interessantes que surpreenderam os adversários. Foi necessário muito empenho por parte dos alunos, considerando que estes projetos são extra-curriculares, e que implicam muito esforço e dedicação, para além das inúmeras horas de trabalho diurno e nocturno. Importa ainda salientar que apesar destas equipas pertencerem ao Departamento de Electrónica Industrial da Escola de Engenharia, este ano integraram a comitiva 2 alunos de Mecânica que demonstraram a sua qualidade, e foram de facto uma boa aquisição.

Estes 20 alunos e 2 docentes muito dignificaram a Universidade do Minho e estão por isso de parabéns. O grupo de robótica continuará os seus esforços para promover a Universidade através destes projetos científicos/educativos/engenharia/marketing.

A equipa Middle Size League e a de SoccerJunior estão apuradas para o RoboCup que decorre este no em Leipzig na Alemanha, entre 28 de Junho e 4 de Julho, faltando agora conseguir o orçamento necessário para poder participar. Não existe liga Factory no RoboCup.

Agradecimentos especiais às empresas que apoiaram esta participação, nomeadamente:

•      SAR – Soluções de Automação e Robótica
  •      3DM