RoboParty 2025: Três dias de aprendizagem e inovação na robótica na Universidade do Minho
28 de Fevereiro de 2025
A Universidade do Minho, através do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI), prepara-se para receber a 17ª edição da RoboParty, que decorre de 5 a 7 de março de 2025, no Pavilhão Desportivo do campus de Azurém, em Guimarães.
O evento pedagógico e tecnológico reúne equipas de quatro elementos para três dias e duas noites de aprendizagem intensiva e desafios de robótica. O objetivo principal é ensinar a construção e programação de robôs móveis autónomos, de forma simples e interativa, contando com o apoio de profissionais especializados.
Experiência imersiva na robótica
A RoboParty distingue-se por proporcionar uma experiência única, onde qualquer pessoa pode participar, independentemente do nível de conhecimento em eletrónica ou programação. Cada equipa recebe um kit robótico Bot’n Roll ONE A+, desenvolvido exclusivamente para o evento e compatível com Arduino, permitindo que os participantes continuem a explorar a robótica após o final da competição.
Além da construção do robô, os participantes terão acesso a: ✔ Workshops especializados sobre eletrónica e programação. ✔ Atividades lúdicas e desportivas para promover o espírito de equipa. ✔ Desafios práticos, onde os robôs são testados em diversas provas.
Para os visitantes, a RoboParty é uma experiência fascinante para acompanhar todo o processo de montagem e os desafios robóticos das equipas.
Com uma forte componente educativa e tecnológica, a RoboParty continua a ser uma referência na formação de jovens talentos na área da robótica, promovendo inovação, criatividade e trabalho em equipa.