Robótica em Portugal: “Olá, sou um robô, estou aqui para mudar a sua vida”

07 de Janeiro de 2019

Reportagem ao coração da robótica em Portugal. Na era da robótica associada a sistemas cada vez mais inteligentes, damos a conhecer alguns dos projetos de robôs ‘made in Portugal’ mais entusiasmantes, da interação com crianças e seniores aos robôs submarinos. (…) Na Universidade do Minho há um projeto de robótica afetiva com crianças com autismo que já passou a fase de testes. O robô Zeca foi pioneiro em Portugal e testado em escolas e clínicas de Braga, Porto e Aveiro. O robô em si é o pequeno modelo Zeno R50, da Hanson Robotics, com aspeto humanoide que replica expressões faciais como contente ou triste. O financiamento já acabou, mas continuam a trabalhar com crianças no âmbito de dissertações, até porque os resultados obtidos mostraram vantagens na sua utilização. O objetivo, que não passa pela comercialização, é o de “adaptar, de forma automática, o comportamento do robô ao desempenho da criança durante a intervenção, utilizando técnicas de machine learning”, diz a investigadora Filomena Soares.

Mais detalhes em https://insider.dn.pt/featured/reportagem-robotica-em-portugal/

Diário de Notícias | DN Insider, 21 dezembro’18