Semana da Escola de Engenharia de 22 a 27 de Janeiro de 2015

20 de Janeiro de 2015

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) organiza, de 22 a 27 de janeiro de 2015, no Campus de Azurém, em Guimarães, a 11ª edição da Semana da Escola de Engenharia.
No âmbito do seu 40º aniversário, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) celebra o contributo da Engenharia para o futuro do país, a inovação, a empregabilidade e o desenvolvimento e sustentabilidade regionais.

22 Janeiro
A Sessão Solene Comemorativa do 40º Aniversário da Escola, inclui uma sessão de debate sob o tema “Engenharia: crescimento e desafios para as regiões”.
O painel contará com a participação do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, os Presidentes das Câmaras Municipais do Quadrilátero Urbano, Miguel Gomes (Barcelos), Ricardo Rio (Braga), Paulo Cunha (Famalicão), Domingos Bragança (Guimarães), o Administrador da Bosch Car Multimedia Portugal, Sven Ost, e o Reitor da UMinho, António M. Cunha.
O debate é moderado pelo jornalista Carlos Daniel.
A EEUM desafia a comunidade académica e também a sociedade civil a repensar o papel da engenharia, reconhecendo os desafios e também o potencial futuro, com foco na inovação e desenvolvimento das regiões menos centrais como principal catalisador da retoma económica e da modernização do tecido empresarial.
A EEUM abre o debate sobre as implicações da redução de candidatos aos cursos superiores na área das engenharias, o seu papel premente na rede científica e tecnológica nacional, com impacto direto na indústria e na economia, enquanto revê e celebra o percurso de 40 anos de uma Escola de Engenharia de topo.

23 Janeiro
A Semana da Escola conta também com um dia dedicado ao emprego – “Dia do Emprego”, estando já cerca de 30 empresas confirmadas para stands e workshops.

24 Janeiro
As comemorações prosseguem com a Cerimónia de Entrega de Diplomas e Prémios e Cerimónia de Graduação.

26 e 27 Janeiro
O evento termina com um dia de atividades para Escolas Secundárias e uma sessão de esclarecimento para pais e orientadores vocacionais.
A Semana da Escola constitui o evento por excelência de divulgação da EEUM junto da comunidade académica, da população estudantil do ensino secundário e da sociedade em geral.

semana_escola_engenharia2015