Nino Pereira

18 de Maio de 2017

O Curso de Engenharia Eletrónica Industrial e de Computadores foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional. Existe uma proximidade entre professor e aluno que ainda hoje é raro encontrar noutras Universidades. Frequentei o curso entre 2001 e 2006 enquanto trabalhador-estudante, o que não me impediu de ter uma vivência académica muito rica e proveitosa em todas as vertentes. Logo a partir do meu 2º ano aderi à Afonsina-Tuna de Engenharia da Universidade do Minho e simultaneamente ao grupo do Laboratório de Automação e Robótica. Participei em vários eventos nacionais e internacionais de robótica que me proporcionaram experiências únicas e me deram uma preparação inestimável.

Os projetos e desafios constantes do curso deram-me confiança para encarar e superar qualquer desafio com perseverança, objetividade e dedicação. Criei laços de amizade para a vida com muitos dos meus colegas e professores. Com alguns deles formei uma empresa spin-off da Universidade do Minho, SAR – Soluções de Automação e Robótica que desde 2006 tem vindo a servir a indústria e a educação através da marca botnroll.com em Portugal.

Em 2014 concluí o doutoramento em Líderes para Indústrias Tecnológicas do programa MIT-Portugal. A partir de então comecei uma nova etapa na minha carreira ao serviço da Dyson (Reino Unido), onde trabalho atualmente como Advanced Algorithms Robotics Engineer no desenvolvimento de robôs móveis autónomos.

Dado que o conhecimento não é algo que se adquire mas antes que se constrói ao longo de toda a vida, ainda hoje mantenho a mesma atitude de aprendizagem e uma cultura de enriquecimento pessoal constante que adquiri enquanto aluno da Universidade do Minho.