Estudantes do DEI-EEUM adaptam brinquedos para crianças com necessidades específicas
Nos dias 16 e 17 de dezembro foram entregues brinquedos adaptados a crianças com necessidades específicas, pelo Laboratório de Automação e Robótica (LAR) do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães. A ação teve o apoio do Município de Guimarães, através da vereadora da Coesão Social vimaranense, Paula Oliveira, além da spin-off botnroll.com e da Sociedade Martins Sarmento.
Os 50 brinquedos foram adaptados com componentes eletrónicos fornecidos pela botnroll.com, graças ao trabalho voluntário de alunos do curso de Eletrónica Industrial e Computadores da UMinho, sob coordenação do professor Fernando Ribeiro. Além do impacto nas crianças, a iniciativa focou o trabalho comunitário e o envolvimento dos jovens universitários em ações que fazem a diferença no território.
As crianças com necessidades especiais têm dificuldades em acionar os brinquedos tradicionais. Os poucos brinquedos adaptados que existem são bastante caros. Por isso, desde 2006, o LAR adapta brinquedos eletrónicos durante a época natalícia, para que estes possam ser acionados por crianças com paralisia cerebral.
+Info: lar.dei.uminho.pt